Projeto Transdisciplinar: As olimpíadas e sua relação com o Turismo e a Hotelaria

quarta-feira, 4 de maio de 2016

N1201601

O Brasil está vivenciando grandes eventos esportivos nos últimos anos, como a Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas que ocorrerão este ano. Esses acontecimentos movimentam tanto os aspectos econômicos quanto sociais, culturais e ambientais da localidade sede.

Além disso, dinamizam o turismo e, consequentemente, a hotelaria, fazendo com que empreendedores, pesquisadores e estudantes voltem seus olhares para esses acontecimentos, analisando seus impactos nas mais diversas áreas.

O projeto transdisciplinar “As Olimpíadas e sua relação com o Turismo e a Hotelaria” está sendo desenvolvido na disciplina de Tópicos Especiais do 2o ano do Curso Técnico em Hospedagem, tendo como responsável a professora Kênia Zanella e a participação de outros professores colaboradores.

A ideia é proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo, subsídio de motivação, onde a criticidade possa ser desenvolvida, fazendo com que os educandos tenham uma participação mais ativa na sociedade, sendo criativos, reflexivos e construtivos.

Uma das atividades do projeto é a apresentação, de forma criativa pelos alunos, de uma reportagem relacionada ao evento, como a preocupação com o legado positivo e negativo que a Rio 2016 deixará; o trabalho voluntário nas Olimpíadas; a expectativa de medalhas para nossos atletas; a preocupação de delegações de alguns países em relação ao Zika vírus, entre outros.

Nesta última quinta-feira, dia 28, três duplas fizeram suas apresentações. As alunas Ana Karollina Espíndula e Maria Eduarda Magnus encenaram um tribunal, onde o evento era réu e estava sendo julgado pelos seus aspectos negativos e defendido em seus aspectos positivos; Douglas Rodrigues e João Vitor Anastácio apresentaram uma conversa entre dois jovens sobre as possibilidades de medalhas para o atletismo brasileiro; Gabriela Espíndola da Costa e Mariana Tavares da Cunha, em vídeo, apresentaram um jornal, noticiando que o Comitê dos EUA podem considerar não participar dos Jogos por medo do vírus Zika, finalizando com um informativo de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

As apresentações criativas e repletas de informações e conhecimento seguem nas próximas quintas-feiras, dias 05 e 12 de maio.N1201602 N1201603 N1201604 N1201605 N1201606 N1201607